FRASES À PROCURA DE AUTOR ( PASSATEMPO DE VERÃO) II
Agosto 29, 2013
J.J. Faria Santos
1. “Nunca, em quase 50 anos, conheci um político que se aproximasse tanto de não ser nada como António José Seguro. Não tem um currículo académico de qualquer distinção. Não tem um currículo profissional. (…) E assim ficámos com um chefe da oposição sem uma ideia na cabeça e com um ar irresistível de seminarista.”
a) Vasco Graça Moura
b) Helena Matos
c) Vasco Pulido Valente
2. “Sócrates tem um estilo que os portugueses não apreciam e que, no centro-esquerda, é raro. É directo, truculento e combativo. (…) Antes um Sócrates desagradável que vinte Cavacos sonsos e trinta Passos melosos.”
a) Daniel Oliveira
b) Proença de Carvalho
c) Clara Ferreira Alves
3. “Cavaco é herbívoro, não é carnívoro. Ele come erva, não come carne.”
a) Marcelo Rebelo de Sousa
b) Miguel Sousa Tavares
c) Marinho Pinto
4. “Pedro Manuel Mamede Passos Coelho nasceu em Coimbra a 24 de Julho de 1964, mas foi muito cedo para Angola (Luanda e Silva Porto), onde aprendeu até hoje a arte africana da seriedade nos negócios, mas em vez de lá ficar voltou para Portugal e isso é que foi pena.”
a) Ricardo Araújo Pereira
b) José Diogo Quintela
c) Rui Cardoso Martins
5. “(…) o programa de austeridade que foi imposto a Portugal é insustentável do ponto de vista político porque é um programa que vai contra os interesses nacionais de Portugal e só serve os interesses estrangeiros, i.e., das nações credoras do Norte da Europa.”
a) Paul Krugman
b) Paul De Grauwe
c) Francisco Louça
6. “A vida boémia é, de facto, um prazer – mas representa uma percentagem miserável do prazer possível. Até o contabilista que só sai ao sábado à noite sabe tanto sobre a boémia como o Marquês de Sade, outro limitado.”
a) Pedro Santana Lopes
b) Miguel Esteves Cardoso
c) João Botelho
7. “Sou a favor, por exemplo, de todas as formas de prostituição, como profissão protegida pela lei e vigiada pela saúde pública. (…) desde sempre houve machos e fêmeas cujo único talento na vida, e cuja vocação definida, é emprestarem o próprio corpo. (…) As classes mais desprotegidas deviam ter a sua pornografia mais barata, subsidiada pelo Governo (…).”
a) Jorge de Sena
b) Mário Cesariny
c) Cristina Espírito Santo
8. “Há muito poucas descrições de actos sexuais bem feitas em literatura. Uma delas é da Joan Collins… toda a gente acha que é uma péssima escritora… num livro que tenho ali: as duas primeira páginas são assombrosas, é a descrição de um ‘felatio’.”
a) Margarida Rebelo Pinto
b) Cláudio Ramos
c) António Lobo Antunes
9. “Eu nasci para não fazer nada! E é engraçado: nunca me aborreci. Se pudesse passava a vida a ouvir música. (…) A música é como um mar de Deus.”
a) Teresa Salgueiro
b) Pedro Passos Coelho
c) Eduardo Lourenço
10. “Portugal tem o feitio de um caixão. Será bom apenas para nele se morrer?”
a) José Saramago
b) Vergílio Ferreira
c) Luiz Pacheco
SOLUÇÕES:
1 – c) in Público, 16-09-2011 / 2 – a) in Expresso.pt, 27-03-2013 / 3 – a) in Público, 28-05-2013 (citado por José Vítor Malheiros) / 4 – c) in Público- 2, 7-07-2013 / 5 – b) in Expresso, 6-07-2 / 6 – b) in Icon, Setembro/1999 / 7 – a) in Visão, 18-11-1999 (citado por Fernando Dacosta) / 8 – c) in Pública, 30-01-2000 / 9 – c) in Pública, 25-05-2003 / 10 – b) in Conta-Corrente III (citado por Pedro Rolo Duarte - Visão, 7-03-1996)