Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NO VAGAR DA PENUMBRA

NO VAGAR DA PENUMBRA

A ETERNIDADE NUM IMPULSO

Janeiro 13, 2013

J.J. Faria Santos

                                       Imagem: courtesy of www.bertc.com

 

Charlize Theron, luminosa e curvilínea, num anúncio da Dior, libertando-se de acessórios supérfluos (como se só ela fosse preciosa e incalculável) enquanto vai decretando que “Gold is cold / Diamonds are dead”; ou Isabella Rossellini, no esplendor dos sessenta, alça do vestido descaída, formosa e segura, agarrando com as duas mãos a mala Bulgari personalizada e personalizante (Isabella Rossellini bag). Dois exemplos de vedetas de cinema emprestando o seu glamour  ao universo publicitário. Já a utilização de Brad Pitt para promover o Chanel nº5, confesso que não me entusiasma. Pode parecer ousado e inovador, uma ruptura nas convenções, mas aquela pose de romântico atormentado de cabelo pelos ombros não me parece que case bem com a pátina vintage do perfume.

Mas nem só de imagem vive a publicidade (nem que esta irrompa assombrosamente totalitária, seja sob a forma do classicismo superlativo de Ralph Lauren ou de Giorgio Armani, seja sob a bandeira da agressividade erótica de Tom Ford). A Patek Philippe utiliza três das minhas frases de estimação: na versão masculina, desvaloriza a posse para enaltecer o conceito de legado (“You never actually own a Patek Philippe. You merely look after it for the next generation”); na versão feminina, enfatiza a perenidade da beleza (“Something truly precious holds its beauty forever”). Qualquer uma delas subverte a noção imediata a que associamos a publicidade – um incentivo ao consumo, quantas vezes compulsivo, frívolo ou inútil – para destacar a nobreza de uma aquisição que aspira à eternidade.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D