FRASES À PROCURA DE AUTOR ( PASSATEMPO DE VERÃO)
Agosto 21, 2012
J.J. Faria Santos
- “O ter muito dinheiro é muito prejudicial, e o ter pouco também, ainda mais.”
a) Groucho Marx
b) Agustina Bessa-Luís
c) Vítor Gaspar
- “Tudo quanto toquei me formou e deformou. Como um búzio desejei guardar o mar dentro de mim.”
a) Eduardo Lourenço
b) Margarida Rebelo Pinto
c) Sophia M. B. Andresen
- “Mais do que nunca na história, a humanidade está numa encruzilhada. Um caminho conduz ao desespero e ao desânimo. O outro à extinção total. Rezemos para que saibamos fazer a escolha certa.”
a) Medina Carreira
b) D.Januário Torgal Ferreira
c) Woody Allen
- “ (…) a sra. D. Manuela Moura Guedes consegue o milagre de uma figura de urso de cada vez que abre a boca: arrogante, mal preparada e muito pouco hábil mete dó.”
a) José Sócrates
b) António Lobo Antunes
c) Marinho Pinto
- “ Os banqueiros sentem-se hoje muito desamparados e a banca é um sector muito vulnerável. E quando as coisas correm mal, é preciso solidariedade, quer dos bancos entre si, quer das autoridades.”
a) Bernard Madoff
b) António Borges
c) Oliveira e Costa
- “ Por que é que são pirosos os escritores portugueses quando escrevem sobre sexo? (…) os personagens e as personagens desses romances têm um grande pudor: não fodem; limitam-se a ser observados por um coleccionador de metáforas ou um manobrador do Dicionário de Sinónimos dos Fenianos do Porto.”
a) Mário Cláudio
b)José Rodrigues dos Santos
c)Francisco José Viegas
- “ Recomendar aos pobres que sejam poupados é simultaneamente grotesco e insultuoso. É o mesmo que dar conselhos a um homem que morre de fome, para que coma menos.”
a) Oscar Wilde
b) Frei Bento Domingues
c) Francisco Louçã
- “Creio que estamos de acordo, o passado já terminou”
a) Lili Caneças
b) George W. Bush
c) Miguel Relvas
- “Por mim, procurei mais a liberdade que o poder, e o poder somente porque, em parte, favorecia a liberdade.”
a) Mário Soares
b) Indira Gandhi
c) Marguerite Yourcenar
- “ O homem de inteligência superior não tem, é certo, melhores elementos para descobrir a verdade do que o mais fechado dos idiotas. O que tem é melhores elementos para compreender por que é que ela se não pode descobrir.”
a) Pinto Monteiro
b) Fernando Pessoa
c) René Descartes
SOLUÇÕES:
1 – b) in “Visão”, 18/07/2002 § 2 – a) in “Pública”, 25/03/2003 § 3 – c) in “Expresso”, 5/02/2000 § 4 – b) in “Pública”, 1/09/1996 § 5 - b) in “Público”, 15/07/2012 § 6 – c) in “Algumas Distracções”, Edições Quasi § 7 – a) in “Aforismos”, Contexto Editora § 8 – b) in “Broncas de Bush”, Edições Minerva Coimbra § 9 – c) in “Memórias de Adriano”, Editora Ulisseia § 10 – b) in “A procura da verdade oculta”, Europa-América