A AMÉRICA POR GORE VIDAL (1925-2012)
Agosto 09, 2012
J.J. Faria Santos
IMAGEM: Freefoto.com
“Não basta chegar ao Senado e fazer discursos brilhantes para fazer passar as leis. Toda a gente é comprada antes de lá chegar…”
“Temos um Governo representativo, mas temos, sobretudo, as oligarquias, que governam o país. Mas os cidadãos não estão verdadeiramente representados no Congresso.”
(Público, 6/06/1998)
“Atacamos a nosso bel-prazer, em qualquer continente. Ignoramos os organismos internacionais. Damos ordens à ONU, mas não lhe pagamos o que lhe devemos. Pior ainda, temos uma economia militarizada desde 1950, graças a Truman e ao seu secretário de Estado, Dean Acheson. Gastámos, desde 1949, mais de 7 triliões de dólares em guerras, normalmente contra um inimigo inexistente. Estamos prestes a aumentar o orçamento militar, enquanto o nosso sistema público de educação se encontra em farrapos e não temos aquilo que qualquer país rico tem: um serviço de saúde em troca dos impostos pagos pela população.”
“Se me perguntar se eu aprovo que 1% da população americana seja dona de quase toda a riqueza, que 19% estejam a dar-se bem porque trabalham para os proprietários e que 80% se encontrem numa situação ruim, é claro que a minha visão é negativa”
(Visão, 2/11/2000)
“O império global americano repousa num certo número de ousadas mentiras presidenciais que os nossos historiadores da corte raramente ousam questionar.”
(Livros, Fevereiro/2001)